Ir para conteúdo

flor flor

Cantinho do Saber

Sabias que?

 

Os Tapetes de Arraiolos, são tapetes, com referências que atestam a sua manufatura nesta vila alentejana já no século XVI (1598), e tem influência nos tapetes orientais, nomeadamente, persas e turcos.

 

São bordados a lã sobre tela (linho, canhamaço, brim,…), feito a ponto cruzado obliquo, através do processo de fios contados de modo a atapetar o fundo do campo e da barra. Inicialmente, o desenho era contornado a ponto pé de flor, consequentemente, o ponto nesta altura não corria todo na mesma direção. Atualmente, o ponto forma um entrançado apertado, e corre todo na mesma direção – no sentido do comprimento, exceto na barra, não apresentando pelo avesso qualquer sinal de remate.

 

Até meados do séc. XX, todos os processos de tratamento da lã eram realizados em Arraiolos, havendo mesmo famílias inteiras que se ocupavam do fabrico das lãs. Aos homens cabia a tosquia dos ovinos merinos e a cardação da lã, enquanto que às mulheres cabia a lavagem, carmeação, fiação, tingimento da lã e por fim o bordado e a franja.

No que concerne à especificação do tingimento em Arraiolos, provas documentais do séc. XIX referenciam o processo de tingimento com corantes naturais vegetais, onde se utilizam particularmente, e quase exclusivamente, o lírio, o trovisco, o anil, o pau-brasil e o pau-campeche, contudo, estudos recentes sobre a policromia dos tapetes de Arraiolos indicam também o uso de garança e cochonilha. Através de vários processos de tingimento e da utilização de diferentes mordentes, resultavam cores e tons diversificados. Regra geral, o amarelo resultava do lírio, o verde do trovisco, o azul do anil, o encarnado do pau-brasil, da garança e da cochonilha e o tom arroxeado resulta da utilização de pau-campeche.

 

 

 

 

ATIVIDADES 

  

10 Junho | Sábado  

10h00 - Córtex Frontal (Rua Melo Mexia 9a)  

Workshop De Bordado De Arraiolos Com Olga Narbut  

  

10:30 E 12:30 - Praça Da República  

Workshop De Cerâmica com Carlota Valente - Associação Casa Das Artes De ARRAIOLOS (Consultar Cartaz Específico)  

  

11 Junho | Domingo  

10h00 - Córtex Frontal (Rua Melo Mexia 9a)  

Workshop De Bordado De Arraiolos Com Olga Narbut  

 
 

Magia no CITA 

Espetáculo de Magia 

Autor: Vitor Mantinhas

Local: Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos 

Horário: 10 de junho 15:00H 

Duração: 60 minutos 

 

Ateliers Recriação Histórica Do Processo De Confeção Do Tapete De Arraiolos  

Centro Histórico  

 

XXXIX FEIRA DO LIVRO 

Com A Colaboração Da Livraria Livros Da Ria Formosa  

Praça Da República/Biblioteca Municipal 

 

Visita Guiada a Arraiolos

8 de Junho - entre as 10:00H/12:00H e entre as 17:30/19:30

10 de Junho - entre as 10:00H/12:00H e entre as 17:30/19:30

11 de Junho - entre as 10:00H/12:00H